INFÂNCIA E ESCOLA NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORAS

Pistas para a escrita da história da educação piauiense

  • Francisco Gomes Vilanova

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma investigação sobre as memórias escolares de professoras aposentadas, enquanto alunas. Nesse estudo analisamos informações obtidas, a partir de depoimentos, que possibilitaram reconstruir o universo escolar que essas personagens estavam inseridas. As recordações relatadas revelam a condição de precariedade e limitações do cenário da instrução no interior piauiense nas décadas de 1950 e 1960. As interlocutoras da investigação são ex-professoras em São Gonçalo do Piauí, no terceiro quartel do século passado. Como suporte teórico, nos amparamos em autores como Burke (1992), Cardoso (2003), Ferro (2009), Freitas (2006), Halbwachs (1990), Hunt (1992), Lopes e Galvão (2010), Meihy (1998), Macedo (2006) Nunes (2003) Pollak (1989), Vainfas (1997) entre outros, cujos estudos estão relacionados às abordagens propostas pela Nova História Cultural. Como procedimento metodológico priorizamos a história oral, onde os dados coletados ocorreram a partir da aplicação de entrevistas. Considerando os dados obtidos, eles nos revelaram a desestruturação, a precariedade e a ausência de políticas públicas voltadas para a instrução pública no Piauí no período demarcado. Os relatos obtidos desvendam o cotidiano dos estudantes de primeiras letras, as imposições familiares, os métodos adotados pelos professores, o respeito às normas impostas pelos mestres e pela família. Essas informações nos possibilitaram a reconstrução do cenário da instrução na região a partir do olhar de mulheres que hoje relembram suas trajetórias escolares, numa época que eram apenas aspirantes ao magistério.

Publicado
Jan 3, 2017
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VILANOVA, Francisco Gomes. INFÂNCIA E ESCOLA NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORAS. Revista ISEPRO, [S.l.], v. 1, n. 02, p. 39-52, jan. 2017. ISSN 2319-0833. Disponível em: <http://www.revista.isepro.com.br/index.php/isepro/article/view/13>. Acesso em: 19 jul. 2019.